16/08/2009

BEM VINDO (a)



Este Blog foi criado com o intuito de informar aos que tem curiosidade e interesse em saber o que a Escola Tradicional deixou de nos mostrar.

Ao acompanhar os textos, estará abrindo sua mente para uma realidade que muitos ainda não têm conhecimento, mas, que está entre nós desde o começo.

As Postagens seguem um raciocínio, sendo recomendado começar a leitura pela mais antiga, abaixo os títulos em sua seqüência:




  • Plano mental;

  • Níveis Mentais – Superiores e Inferiores;

  • Aura – Corpo Bioplasmático;

  • Chakras e Meridianos;

  • Glândulas;

  • Energia Vibracional,

  • Alimentação.


Recomendamos a visita aos Blogs de seqüência:

http://mental-2.blogspot.com
http://mental-3.blogspot.com
http://mental-4.blogspot.com

Indicamos também:

http://frequencia-1.blogspot.com
http://frequencia-2.blogspot.com
http://frequencia-3.blogspot.com
http://frequencia-4.blogspot.com


Para maiores informações, mande um e-mail: blog.mental@gmail.com

Boa leitura!
Equipe do Blog Mental

ALIMENTAÇÃO




A alimentação é muito importante para mantermos o equilíbrio do corpo, mantendo a saúde. A cada 07 anos nosso organismo substitui todas as moléculas que ingerimos através dos alimentos.



Além da função física a alimentação exerce uma função sobre nosso corpo sutil. Percebemos isso se for considerado que ela afeta o funcionamento das Glândulas (endócrinas e sutis) e que as disfunções orgânicas refletem na Aura, Chakras e Meridianos. Sendo importante acelerar o metabolismo para o processo de desenvolvimento vibracional.



Os nutrientes que ingerimos são substâncias extraídas dos alimentos pelo processo da digestão. São absorvidos pelo intestino e distribuídos pelo sistema circulatório. Quanto mais à alimentação se manter Natural, melhor, devemos evitar sempre (que possível) produtos enlatados ou qualquer um que utilize muitos conservantes químicos.



Existem substâncias que geram a oxidação das células, elas são conhecidas como Radicais Livres. Elas causam a morte celular prematuramente, onde acelera o envelhecimento. Esses efeitos podem ser reduzidos com nutrientes antioxidantes como vitamina C, vitamina E e selênio.



Para se ter uma boa proteção Antioxidante é aconselhável ingerir de 2000 a 4000 mg (miligramas) de vitamina C, 400 a 800 UI (unidades internacionais) de vitamina E, 200 microgramas de selênio, 25 a 50 mg de vitamina B6, 2 mg de acido fólico e 25000 UI de betacaroteno. Servindo também para evitar doenças cardíacas e Câncer.



As quantidades de vitaminas e sais minerais listadas como Quantidade Diária Recomendada, não são suficientes para se alcançar a melhor saúde. As quantidades na realidade são as mínimas precisas para se evitar doenças básicas.



Além desses detalhes, também temos que vigiar o Peso, devemos manter a taxa considerada normal pelo IMC (índice de Massa Corporal), ter no máximo 10% a mais ou 10% a menos do peso ideal, caso contrário descentraliza a energia do frontal, prejudicando as Glândulas.



Para o calculo do IMC, usar a fórmula: IMC = Peso ÷ Altura²


Abaixo segue uma lista dos hábitos que devemos Evitar para mantermos nosso organismo bem.

  • Frituras e Gorduras;

  • Alimentos enlatados, devido ao alto índice de aditivos químicos;

  • Lingüiças, salsichas, frios e carnes defumadas, por possuírem hidrocarbonetos aromáticos, carbo-hidroxilas, etc. Que ajudam na criação de células cancerígenas;

  • Bebidas Alcoólicas, que baixa o nível de magnésio no sangue, vitaminas do complexo B e intoxica o fígado;

  • Sucos Artificiais, que possuem corantes químicos que impedem a absorção de vitaminas do complexo B;

  • Refrigerante do tipo Cola, que contém formaldeído, que é tóxico, e refrigerantes dietéticos, que contem sacarina ou fenilalanina, também tóxica;

  • Adoçantes Artificiais que contenha sacarina ou ciclamatos, de preferência pelos que usam frutose ou stevia;

  • Alimentos Transgênicos como o tomate, soja, milho e o alho que são contaminados com doses de cobalto. Esses alimentos prefiram orgânicos;

  • Excesso de leite e derivados, alimentos hidrogenados, bebidas gaseificadas e produtos industrializados que contenham conservantes;

  • Diminuir gradativamente o consumo de café e produtos com cafeína, até consumir no máximo 10% do habitual. A cafeína tira o cálcio dos ossos e elimina o potássio e zinco do organismo;

  • Evitar Drogas e Cigarro,

  • Evitar também a utilização de Microondas.

Agora que finalizou a leitura do último texto do Blog Mental, clique no link abaixo e continue a acompanhar a seqüência nos sites seguintes!



ENERGIA VIBRACIONAL

São energias produzidas quando o cérebro trabalha em um ritmo acelerado. Atuamos nesses níveis mentais quando recebemos Estímulos Emocionais (felicidade, saudade, medo, angustia, raiva, dor, etc.), ou Estímulos Sexuais. Todas essas fontes de energia, positivas e negativas, podem ser utilizadas e convertidas em Energia Vibracional.

A Energia Vibracional nada mais é que a pontecialização das faculdades mentais em uma freqüência que a ondas cerebrais se aceleram. Essa aceleração se reflete no corpo físico, campo astral e aura. Ou seja, transforma o individuo em sua própria fonte de energia, não precisando captar do exterior.



Essa energia ativa pode ser utilizada para muitas coisas, desde realizar projetos que desejamos como tirar bloqueios; provocar mudanças no metabolismo ou ativar as habilidades extra-sensoriais. Podemos também, obter tal energia através de exercícios mentais, como jogos de raciocínio.

A nossa energia pode se apresentar de 03 formas (polaridades): positiva, neutra ou negativa.

Através de toques ou olhar podemos identificar o tipo da energia de uma pessoa. Se a sensação for agradável, quente, a energia é positiva para você. Se der sensação de repulsa é negativa e caso nada sinta, a energia é neutra.

Com o desenvolvimento da Energia Vibracional ficamos imunes, não adoecemos ou envelhecemos de forma desarmônica, podendo prolongar o tempo de vida. Uma vez que nos educamos a manipular essa “energia”, devemos mantê-la ativa.


Abaixo estão algumas dicas que podem ser utilizadas:


Desprendimento da Energia Negativa: Quando uma pessoa estiver sobrecarregada (depressão, problemas emocionais ou financeiros), deve segurar em algum Metal, seja moeda, garfo ou outro; pensar profundamente na situação e desejar que aquilo se transforme em energia e que o Metal absorva, como um processo de transferência. Após, lavar as mãos (para quebrar a corrente energética), e se utilizou um talher, não mais colocá-lo para alimentação.

Cura Vibracional: Toda pessoa possui esta energia e tem condições de emitir vibrações para eliminar qualquer mal físico. A cura vibracional consiste na direcionar a energia de alta freqüência que irá atuar nos órgãos com problemas, agindo de forma rápida e eficaz. Basta ordenar, um simples comando mental fará o processo, caso precise de algum artifício para concentração, coloque as mãos em cima da área a ser tratada.

Estímulos Emocionais: Para se obter essas vibrações energéticas aceleradas através do sistema emocional, cujo armazenamento dura em torno de 01 semana, é simples. A recordação ou imaginação é uma delas. É fácil criar cenas em nossa mente, onde sentimos emoções e sensações, quando isso acontece, nosso sistema nervoso central se altera, provocando oscilações aceleradas em todo organismo. Essas mudanças provocam a liberação de energias que ficam acumuladas em nosso subconsciente, quando essas emoções forem geradas é necessário “desejar” que tais vibrações se transformem em energia para qualquer fim que queiramos e se acumule no Chakra Frontal, para serem utilizadas quando e onde precisarmos. O subconsciente se encarregará de executar a ordem.

Podemos também, usar as emoções do dia-a-dia, no momento em que acontecerem desejar que se transformem em energia positiva, sendo armazenada em nossas células.

Com isso, ao querer realizar um determinado projeto em sua vida, apenas é necessário direcionar essa energia ao seu pensamento e dar o primeiro passo em direção ao que deseja.

GLÂNDULAS

As Glândulas localizam-se no corpo físico. São de fundamental importância, pois interagem com nossos corpos sutis, desempenhando funções especificas no desenvolvimento do ser humano. Há uma significativa relação entre elas, os Chakras, o desenvolvimento e a potencialização de faculdades extra-sensoriais. Daí a necessidade de trabalhá-las.

As Glândulas mais importantes nesse processo são:


Pineal: Localiza-se no diencéfalo, permite a atuação na matéria;



Pituitária ou Hipófise: Localiza-se na base do cérebro, facilita a materialização, transmutação e a relação tempo/espaço;


Tireóide: Localiza-se na frente da traquéia, na parte baixa do pescoço (garganta), possui função distinta conforme o sexo:

  • Feminino: se bem trabalhada, sutiliza o corpo e equilibra os estímulos sexuais, ativa a capacidade criativa e é responsável por 70% da coordenação motora;
  • Masculino: cerca de 90% da atuação se relaciona com a parte sexual, facilita também o acesso a clarividência e ao conjunto de percepções extra-sensoriais.

Timo: Localiza-se na parte superior do tórax, acima e a frente do coração. Responsável pela estrutura vital (referindo à capacidade de sentir) e controla o emocional;


Supra Renal: Localiza-se sobre os rins, é a principal glândula do corpo sutil. Responsável pela formação do cérebro durante o desenvolvimento do embrião e pela manutenção da atividade cerebral saudável ( em um individuo adulto),


Apêndice: Funciona como uma válvula, onde são elaboradas as informações recebidas pela Pineal. Nele é processado e amplificado. Equilibra as polaridades negativas e positivas, enviando a descarga que atua sobre a matéria.


Quem passou por alguma cirurgia nesta glândula, fica com a capacidade limitada em realizar efeitos físicos, quando conseguem é por tempo restrito ou pouca intensidade. Além disso, gera certa insegurança no individuo, dando também, uma variação no emocional.


Região Cóccix: Responsável pelo equilíbrio de todas as glândulas. Atua como se fosse um distribuidor ou espelho. É para ele que vai toda as energias das glândulas e ele reflete para todas as células. Ao contrario do que se pensa, é o Cóccix quem regula a Kundalini. Qualquer fratura ou lesão nesta área provoca uma disfunção energética.

A forma mais simples de se manter a saúde e funcionamento das Glândulas é através de uma alimentação saudável e exercícios físicos, juntamente com o equilíbrio dos Chakras.







CHAKRAS E MERIDIANOS


Chakras: São centros ou vórtices de energia localizados em pontos estratégicos em nosso corpo bioplasmático. Através desses pontos ocorre a captação e o desprendimento de energia. Com o funcionamento deles equilibramos nosso corpo, pois os Chakras estão diretamente ligados aos nossos órgãos vitais. Se um deles não estiver em perfeito funcionamento, o corpo bioplásmatico se desequilibra, desprotegendo e logo nos sujeitando a algum distúrbio.


Os Chakras se apresentam em variados tamanhos: 7,5 a 10 cm, para os maiores e 2,5 a 5 cm para os menores. Suas funções são varias, como:

  • Absorver, digerir e distribuir a energia, para as diferentes regiões do organismo;

  • Controlar o funcionamento de cada órgão, do corpo físico como um todo, por exemplo:

  1. Sendo uma glândula controlada por um determinado chakra, ela pode ser estimulada ou inibida pelo controle ou manipulação do mesmo;

  2. Desenvolver determinadas faculdades psíquicas através de ativação ou inibição por um Chakras especifico.

O Chakra que mais capta energia é o Coronário, e os que mais desprendem são: Plexo Solar (ligado as emoções) e o Umbilical. Qualquer desestabilização nestes, provoca um desequilíbrio energético e emocional, podendo chegar a desestabilizar a Aura.

Nós possuímos 07 Chakras principais e uma quantidade indefinida de pontos menores. Cada um destes 07 estão localizados no centro de nosso corpo, tendo suas características:


  • Chakra Coronário: Localizado no topo da cabeça, possui uma cor Violeta. É responsável pela energia e controle do cérebro e glândula Pineal. Sendo o maior ponto de concentração de energia e, a partir dele, flui para todo o corpo, como um funil;

  • Chakra Frontal: Localizado na testa (entre as sobrancelhas), possui cor Azul Anil. Controla a glândula Pituitária, olhos, nariz e também o cérebro;

  • Chakra Laríngeo: Localizado na base da garganta, possui cor Azul Claro. Controla a glândula Tireóide e Paratireóide, alem da garganta, laringe e faringe;

  • Chakra Cardíaco: Localizado no peito, na altura do coração. Possui cor Verde com um brilho dourado. Revigora e controla o nervo vago, o maior nervo do sistema nervoso parassimpático. Está ligado à atividade cardíaca e respiratória;

  • Chakra do Plexo Solar: Localizado na região Central do Peito, na altura do inicio do estômago, possui cor Amarela. Controla o pâncreas, fígado, estômago, intestino grosso, pulmões, coração, apêndice, diafragma e até certo ponto, o intestino delgado. Ainda controla a temperatura corporal;

  • Chakra Umbilical: Localizado no Umbigo, possui cor Laranja. Controla a parte inferior do intestino grosso, intestino delgado, apêndice e as glândulas supra-renais. Afeta também a vitalidade geral do individuo;

  • Chakra Básico: Localizado na região pubiana, possui cor vermelha. Controla os órgãos sexuais, bexiga e pernas. Constitui o centro inferior do corpo, também conhecido com o centro da criação física;

Cada um desses Chakras principais possui o seu correspondente na região dorsal do corpo. Estando exatamente na mesma direção e são chamados pelo mesmo nome, acrescentando o termo dorsal. Exemplo: Chakra dorsal do Laríngeo.


  • Existe uma maneira rápida de fazer a Estabilização dos Chakras e campo energético. Consiste em um banho de 19 segundos, de água em temperatura normal. Esse banho tem que ser feito antes ou depois do banho higiênico, com alguns minutos de espaçamento, sendo necessário molhar a cabeça para atingir a todos os pontos do corpo.



Meridianos: é um dos nomes pelo quais são conhecidos os pontos/ canais de energia do corpo. São utilizados em processos de Acupuntura e outros métodos da medicina tradicional chinesa.


Todas as nossas energias percorrem por esses canais, e através dos pontos certos podemos voltar ao equilíbrio de nossos órgãos.

Os canais são interligados, funcionando com uma seqüência, transmitindo a energia em ordem e sentidos sempre constantes. Se um meridiano esta bloqueado prejudicando a energia do Pulmão, conseqüentemente irá diminuir a energia do próximo ponto, neste caso o Intestino Grosso.

Existem 59 meridianos conhecidos que levam a energia pelo corpo, desses 14 são considerados importantes, sendo 12 principais e 2 pontos extras. Os demais pontos são chamados de virtuais.


Os 12 meridianos são em números pares e bilaterais, responsáveis pelo funcionamento dos órgãos primários. Os 2 extras são impares e passam verticalmente pelo centro do corpo, tendo a função de regular o fluxo da energia dos outros 12 pontos.


Segue a seqüência de Órgãos que os 12 principais meridianos suprem: Pulmão, Intestino Grosso, Estômago, Baço/Pâncreas, Coração, Intestino Delgado, Bexiga, Rins, Pericárdio, Triplo Aquecedor, Vesícula-biliar e Fígado.

AURA – Corpo Bioplasmático

Possuímos em volta de nosso corpo um campo energético, conhecido como bioplásmatico ou perispírito (emanação luminosa de energia), envolve humanos, animais e objetos. Possui forma oval, sendo captada por aparelhos específicos.

O mais conhecido é a câmera Kirlian que registra a foto da aura, permitindo saber o estado psíquico-biológico da pessoa, ela é ajustada para fotografar as camadas internas e externas com objetivos diferentes, dependendo da colocação dos dedos na caixa energizada da máquina. Cada posicionamento de dedo conecta ou não os Meridianos** do corpo.

*Foto Kirlian da mão.


A aura funciona como um organismo vinculado ao corpo físico, de difícil visualização e por isto ficou desconhecida por muito tempo.

Qualquer alteração nesse campo muda nosso metabolismo, somatizando no físico, criando as doenças. Estudando a aura podemos fazer todo o diagnóstico de uma pessoa.

Alterações ou mudanças de cores registram problemas emocionais, psíquicos ou físicos, mostra até mesmo quando uma pessoa mente. A Aura com oscilações, interrompida ou fragmentada significa perda de energia vital. Para estabilizá-la necessita a energização dos Chakras**, restabelecendo seu padrão.

A aura possui Sete Camadas que são:

- 1º Camada: Emocional, ligada a tireóide;
- 2º Camada: Astral, ligada as amígdalas, aos sentidos e capta a freqüência espiritual;
- 3º Camada: Físico, ligada ao pâncreas, as reações químicas. Capta a ressonância da 1º camada, refletindo no corpo;
- 4º Camada: Extrafísico, ligada ao apêndice, vibração extra-física e mental;
- 5º Camada: Mental, ligada ao Campo Magnético, a pituitária e pineal, consciência e razão, fenômenos que interagem na matéria e com outras mentes. Vibrações alquímicas;
- 6º Camada: Polaridade, ligada à supra-renal, a energia das glândulas e a bipolaridade,
- 7° Camada: Proteção, ligada ao fígado, estabilização e grau evolutivo.


Todos nós temos uma Aura Interna e Externa, cada uma visualizada de uma forma.

Aura Interna: nela vemos pontos de oscilações, sendo coloridos. Pode mudar de cor conforme estado emocional e energético da pessoa. Vemos através da 3º visão, podendo verificar se o individuo esta com algum problema físico.

Aparecendo pontos vermelhos, podem indicar uma inflamação ou infecção. Pontos verdes apontam processo de cura. Pontos Azuis, rosa ou dourado, refletem o estado emocional ou grau de evolução e percepção do meio em que vive.

Aura Externa: é a energia que contorna nosso corpo, tendo de 02 a 25 centímetros de espessura (às vezes mais). Nela podemos ver a personalidade da pessoa, grau evolutivo e estágios de vidas. Podendo apresentar diversas cores como: Dourada, Violeta, Lilás, Prata, etc.

Qualquer cor que se apresente clara mostra estabilidade emocional. Se a cor for escura, o estado emocional e psicológico está alterado e as energias em desequilíbrio, expondo à pessoa a captação de energias negativas, podendo adquirir doenças.

As cores da aura podem ser mudadas através de exercícios específicos, adicionando pontos de outras cores. Por exemplo, se quer adquirir mais espiritualidade, o dourado; bens materiais, o lilás e assim por diante.


Segue dois exercícios para quem quiser tentar vê-la:

Identificação e Visualização da Aura Externa:

- Colocar alguém em frente a uma parede branca;
- Observar fixamente, sem piscar por 30 segundos, com o olhar desfocado, a 10 cm acima ou, ao lado da pessoa;
- Com o treino verá o contorno da Aura em volta do individuo.


Identificação e Visualização da Aura Interna:

- Desfocar os olhos;
- Olhar para a pessoa tentando ver através dela ou dentro e não sua aparência física;
- Permanecer à distância de 1 metro do individuo. Com o treino deverá enxergar cores. Através destas cores poderá detectar qualquer problema que a pessoa venha a ter.



** Explicação na postagem Chakras e Meridianos

19/07/2009

NÍVEIS MENTAIS – SUPERIORES E INFERIORES

A mente humana é uma faculdade sensorial da inteligência. Sua função é captar e armazenar, nos neurônios as informações que são enviadas pelos sentidos normais do ser humano. Nossa mente tem condições de captar e imprimir qualquer tipo de dados em uma célula viva.

Os cientistas dividem nossas ondas de freqüências cerebrais em quatro, sendo elas: Beta, Alfa, Teta e Delta.

Freqüência Beta: é o estado de vigília. Aqui estão associados os cinco sentidos físicos (tato, paladar, olfato, visão e audição). Nessa freqüência realizamos todas as ações comuns de nossa vida (falar, pensar, comer, etc.). É o ponto intermediário entre os planos astral e mental.

Freqüência de aceleração cerebral entre 09 e 14 ciclos por segundo.

Freqüência Alfa: é o nível da criação. Nele aproveitamos conscientes ou inconscientes. (criamos, pensamos, desejamos, programamos sonhos, etc.). É um estado de sono leve, no qual não sonhamos.

Freqüência de aceleração cerebral entre 05 e 08 ciclos por segundo.

Freqüência Teta: é o nível do relaxamento ou do sono profundo durante o qual sonhamos nitidamente. É o estado que satisfaz o corpo e a mente. Nesta freqüência pode-se, através de sugestão hipnótica, realizar cirurgias sem anestesia e sem dor.

Freqüência de aceleração cerebral entre 02 e 04 ciclos por segundo.

Freqüência Delta: é o nível da inconsciência. Nele somente o subconsciente está agindo (é semelhante a um coma).

Freqüência de aceleração cerebral entre 0,1 e 01 ciclo por segundo.





Podemos, com treinamento, atuar em qualquer uma dessas freqüências, assim como atuamos nos sentidos normais e sensações biológicas. Porém, não nos é interessante trabalhar com o cérebro nestas freqüências lentas, pois ficamos constantemente em estado de concentração alterada.

No Nível Astral, imaginamos, criamos, mas não "realizamos" com muita intensidade ou rapidez. Processos de cura, por exemplo, ocorrem com uma certa lentidão. Vivemos constantemente no Nível Astral. Ele atua em nosso consciente interior automaticamente, ou seja, precisamos desenvolver os níveis superiores a Beta.

Existem faculdades mentais que podem ser realizadas nos dois níveis, Astral e Mental, como a telepatia, clarividência, influência, premonições, energização e até comunicação com entidades e seres de outras dimensões. Os efeitos são ilimitados.

A diferença entre os dois níveis é muito simples de ser perceber.

No Nível Astral ocorrem as realizações dos fenômenos de maneira invisível, (não podemos ver materialmente a energia atuando no processo). No Nível Mental, conseguimos atuar no consciente exterior permitindo a visualização de efeitos físicos.

O Nível Mental, por ser ainda pouco estudado e desenvolvido, há Paranormais de efeito físico em todo o mundo. Aqueles que atuam com a “mente” em concentração alterada e realizam efeitos físicos visíveis.

Atuar no consciente exterior significa emitir energia além de seu próprio raio energético, atuando na matéria ou na mente de outra pessoa, à distância. Existem diversos relatos ao longo de nossa história de homens e mulheres capazes de curar e realizar certos “milagres”. Esses usavam os Níveis Mentais de efeito físico, onde os processos são rápidos e os resultados instantâneos.

A tabela abaixo nos explica detalhadamente os Níveis Mentais e Astrais:



Nível Mental Superior: logo acima de Beta, ainda ocorrem realizações do Astral, como desejo, projeção, telepatia, etc. As ações permanecem no consciente interior.

Nosso subconsciente não emite energia para além do nosso campo energético, ou seja, no máximo um raio de ação de 6 a 7 metros de circunferência, tomando nosso corpo como centro. Nesse nível, podemos programar sonhos, interpretá-los, ativar a percepção e nos preparar para a realização de fenômenos físicos.

Freqüências aceleração cerebral entre 15 a 20 ciclos por segundo.

Nível Mental Físico: acima do Mental Superior, realizamos fenômenos físicos, entre eles entortar metais, levitar objetos, influenciar pessoas, telepatia de grande eficiência, modificação de pensamentos/ sentimentos de outras pessoas (de forma benéfica), etc. É como se não existissem mais barreiras para as ações.

Freqüências aceleração cerebral entre 21 e 26 ciclos por segundo.

Nível Mental Dimensional: nele trabalhamos com dimensões diferentes das que vivemos normalmente. Nesse nível podemos materializar ou desmaterializar objetos, até mesmo nossa biologia. Nele podemos, com nosso corpo físico, realizar viagens por outras dimensões.

Freqüências aceleração cerebral entre 27 a 32 ciclos por segundo.

Acima de 17 ciclos por segundo, pode-se dizer que fazemos Mentalização e não Meditação. No Nível Mental, as freqüências de pensamento só podem ser utilizadas positivamente, caso contrário o objetivo é neutralizado.

Quando estamos no Nível Astral, podemos ficar vulneráveis e com baixa vibração. A energia neste nível pode ser usada negativamente. Com o nosso campo energético baixo (meditação, choro, dormindo, etc.), as nossas freqüências cerebrais diminuem, nos deixando sem proteção.
Ou seja, temos que trabalhar a nossa energia vibracional. Quanto mais nos desenvolvermos e utilizarmos adequadamente a energia, automaticamente, nossa vibração acelera.

O aceleramento vibracional deve ser dentro de uma escala evolutiva, seguindo determinadas regras, para que não sejamos prejudicados, jamais adianta pular fases de aprendizado. Quando alguém está com a vibração acelerada e com seu campo energético ampliado, as pessoas a sua volta entram em sintonia conjunta e também são equilibradas, possibilitando o avanço.

Para o treino mental existem diversas técnicas bem simples e comuns, como exemplo: leitura dinâmica, escrever com a mão contrária ao de costume, jogos de raciocínio e concentração. Tudo isso ajuda a condicionar o nosso cérebro a funcionar de maneira mais acelerada, propiciando tentativas e experiências nos campos Mentais Superiores.

PLANO MENTAL

O Plano Mental ou do pensamento, é um conceito presente em várias linhas filosóficas no mundo. Designa um nível universal de existencia que é constituido apenas pelo pensamento, sendo um plano de vida e consciencia objetiva, superior ao patamar que conhecemos (matéria/fisico), sendo apenas um dos vários pontos que estruturam o Universo.



A maior parte dos sistemas de cosmologia o localizam entre o plano astral e os planos superiores que se estendem acima deste.


Desde o seculo VII, se tem documentos onde o plano mental é mencionado e localizado como o centro de nosso desenvolvimento, onde se dá a passagem dos níveis inferiores aos superiores.


O Conceito deste plano se encontra paralelo ao mundo das idéias ou arquétipos, de acordo com o sitema de Platão e sua descendência, especialmente na metafísica Neoplatônica.


Na metafísica se estuda a essência do mundo, do ser ou realidade. Buscando responder perguntas como:


O que é real?
O que é Natural?
O que é sobre-Natural?



Ela também busca esclarecer as noções de como as pessoas entendem o mundo, incluindo a existência e a natureza de como se relacionam os objetos, espaço, tempo, casualidade e possibilidade.


O sentido da palavra metafísica deve-se principalmente a Aristóteles, que nunca utilizou este termo mas escreveu temas relacionados a ética*, politica* e a physis (que seria a matéria, fundamento eterno de todas as coisas e confere unidade e permanencia ao universo, qual em aparencia é multiplo, mutavel e transitorio).


Assim ela significa (Meta = depois, além; Physis = física). Com este sentido a metafisica se molda em algo intocavel, que só existe no mundo das ideias. Em resumo, trata de problemas sobre o propósito, origem da existencia e dos seres. Especulando os primeiros principios e causas do Ser.


O Plano mental se extende, como já mencionado por muitos linhas de pensamento, sendo citado e estudado também por escolas Teosóficas, Herméticas e Cabalísticas, tendo o tema citado por filosofos como: Helena Blavatsky*, Charles Leadbeater*, Annie Besant e Alice Bailey, onde desenvolveram seus sistemas baseados em tradições orientais, egípcias, hebraicas e platônicas.


Este Plano é referido como a sede da Mente, sendo definido no Glossário Teosófico como Devachan, um estado intermediario entre duas vidas terrestres, onde o Ego humano (individualidade espiritual oposta à personalidade concreta que se manifesta na Terra), entra após a morte do corpo. Equivale ao Céu para os Cristões, onde o individuo vive em um local criado por seus proprios pensamentos.


Segundo Leadbeater o plano mental é subdividido em duas regiões: o plano mental superior e o plano mental inferior.


Sua subdivisão superior é a das idéias abstratas/ pensamento, e a inferior está ligada ao mundo concreto.


É claro que, para nós não é apenas o Pensamento que influencia em nossa realidade material. O funcionamento de nossa biologia é também uns dos responsáveis pelo nosso entendimento do mundo que nos cerca. A mente pode ser totalmente talhada a perceber este Plano Mental se o corpo fisico não acompanhar em seu total funcionamento.


Precisando de sua saúde na parte energética, emocional e no ponto ligado as glandulas e demais orgãos para seu total rendimento.

O Plano Mental nos possibilita a criação de nossas idéias e a concretização dos mesmos, para os que buscam compreender. Para isto precisamos entender com funciona um pouco mais o nosso corpo físico, influenciador direto em nossa psiquê (alma, ego e mente). E estes assuntos estarão sendo citados nas demais paginas deste Blog.


**Ética, política, etc., são assuntos que não tratam de seres físicos, mas de seres não-físicos existentes apesar da sua imaterialidade.
Leadbeater, Charles W. O Plano Devachânico ou Mundo Celeste. Londres/Benares: The Theosophical Publishing Society, 1902.
Blavatsky, Helena P. Glossário Teosófico. São Paulo: Ground, sem data. pp. 138-139.