16/08/2009

CHAKRAS E MERIDIANOS


Chakras: São centros ou vórtices de energia localizados em pontos estratégicos em nosso corpo bioplasmático. Através desses pontos ocorre a captação e o desprendimento de energia. Com o funcionamento deles equilibramos nosso corpo, pois os Chakras estão diretamente ligados aos nossos órgãos vitais. Se um deles não estiver em perfeito funcionamento, o corpo bioplásmatico se desequilibra, desprotegendo e logo nos sujeitando a algum distúrbio.


Os Chakras se apresentam em variados tamanhos: 7,5 a 10 cm, para os maiores e 2,5 a 5 cm para os menores. Suas funções são varias, como:

  • Absorver, digerir e distribuir a energia, para as diferentes regiões do organismo;

  • Controlar o funcionamento de cada órgão, do corpo físico como um todo, por exemplo:

  1. Sendo uma glândula controlada por um determinado chakra, ela pode ser estimulada ou inibida pelo controle ou manipulação do mesmo;

  2. Desenvolver determinadas faculdades psíquicas através de ativação ou inibição por um Chakras especifico.

O Chakra que mais capta energia é o Coronário, e os que mais desprendem são: Plexo Solar (ligado as emoções) e o Umbilical. Qualquer desestabilização nestes, provoca um desequilíbrio energético e emocional, podendo chegar a desestabilizar a Aura.

Nós possuímos 07 Chakras principais e uma quantidade indefinida de pontos menores. Cada um destes 07 estão localizados no centro de nosso corpo, tendo suas características:


  • Chakra Coronário: Localizado no topo da cabeça, possui uma cor Violeta. É responsável pela energia e controle do cérebro e glândula Pineal. Sendo o maior ponto de concentração de energia e, a partir dele, flui para todo o corpo, como um funil;

  • Chakra Frontal: Localizado na testa (entre as sobrancelhas), possui cor Azul Anil. Controla a glândula Pituitária, olhos, nariz e também o cérebro;

  • Chakra Laríngeo: Localizado na base da garganta, possui cor Azul Claro. Controla a glândula Tireóide e Paratireóide, alem da garganta, laringe e faringe;

  • Chakra Cardíaco: Localizado no peito, na altura do coração. Possui cor Verde com um brilho dourado. Revigora e controla o nervo vago, o maior nervo do sistema nervoso parassimpático. Está ligado à atividade cardíaca e respiratória;

  • Chakra do Plexo Solar: Localizado na região Central do Peito, na altura do inicio do estômago, possui cor Amarela. Controla o pâncreas, fígado, estômago, intestino grosso, pulmões, coração, apêndice, diafragma e até certo ponto, o intestino delgado. Ainda controla a temperatura corporal;

  • Chakra Umbilical: Localizado no Umbigo, possui cor Laranja. Controla a parte inferior do intestino grosso, intestino delgado, apêndice e as glândulas supra-renais. Afeta também a vitalidade geral do individuo;

  • Chakra Básico: Localizado na região pubiana, possui cor vermelha. Controla os órgãos sexuais, bexiga e pernas. Constitui o centro inferior do corpo, também conhecido com o centro da criação física;

Cada um desses Chakras principais possui o seu correspondente na região dorsal do corpo. Estando exatamente na mesma direção e são chamados pelo mesmo nome, acrescentando o termo dorsal. Exemplo: Chakra dorsal do Laríngeo.


  • Existe uma maneira rápida de fazer a Estabilização dos Chakras e campo energético. Consiste em um banho de 19 segundos, de água em temperatura normal. Esse banho tem que ser feito antes ou depois do banho higiênico, com alguns minutos de espaçamento, sendo necessário molhar a cabeça para atingir a todos os pontos do corpo.



Meridianos: é um dos nomes pelo quais são conhecidos os pontos/ canais de energia do corpo. São utilizados em processos de Acupuntura e outros métodos da medicina tradicional chinesa.


Todas as nossas energias percorrem por esses canais, e através dos pontos certos podemos voltar ao equilíbrio de nossos órgãos.

Os canais são interligados, funcionando com uma seqüência, transmitindo a energia em ordem e sentidos sempre constantes. Se um meridiano esta bloqueado prejudicando a energia do Pulmão, conseqüentemente irá diminuir a energia do próximo ponto, neste caso o Intestino Grosso.

Existem 59 meridianos conhecidos que levam a energia pelo corpo, desses 14 são considerados importantes, sendo 12 principais e 2 pontos extras. Os demais pontos são chamados de virtuais.


Os 12 meridianos são em números pares e bilaterais, responsáveis pelo funcionamento dos órgãos primários. Os 2 extras são impares e passam verticalmente pelo centro do corpo, tendo a função de regular o fluxo da energia dos outros 12 pontos.


Segue a seqüência de Órgãos que os 12 principais meridianos suprem: Pulmão, Intestino Grosso, Estômago, Baço/Pâncreas, Coração, Intestino Delgado, Bexiga, Rins, Pericárdio, Triplo Aquecedor, Vesícula-biliar e Fígado.