19/07/2009

PLANO MENTAL

O Plano Mental ou do pensamento, é um conceito presente em várias linhas filosóficas no mundo. Designa um nível universal de existencia que é constituido apenas pelo pensamento, sendo um plano de vida e consciencia objetiva, superior ao patamar que conhecemos (matéria/fisico), sendo apenas um dos vários pontos que estruturam o Universo.



A maior parte dos sistemas de cosmologia o localizam entre o plano astral e os planos superiores que se estendem acima deste.


Desde o seculo VII, se tem documentos onde o plano mental é mencionado e localizado como o centro de nosso desenvolvimento, onde se dá a passagem dos níveis inferiores aos superiores.


O Conceito deste plano se encontra paralelo ao mundo das idéias ou arquétipos, de acordo com o sitema de Platão e sua descendência, especialmente na metafísica Neoplatônica.


Na metafísica se estuda a essência do mundo, do ser ou realidade. Buscando responder perguntas como:


O que é real?
O que é Natural?
O que é sobre-Natural?



Ela também busca esclarecer as noções de como as pessoas entendem o mundo, incluindo a existência e a natureza de como se relacionam os objetos, espaço, tempo, casualidade e possibilidade.


O sentido da palavra metafísica deve-se principalmente a Aristóteles, que nunca utilizou este termo mas escreveu temas relacionados a ética*, politica* e a physis (que seria a matéria, fundamento eterno de todas as coisas e confere unidade e permanencia ao universo, qual em aparencia é multiplo, mutavel e transitorio).


Assim ela significa (Meta = depois, além; Physis = física). Com este sentido a metafisica se molda em algo intocavel, que só existe no mundo das ideias. Em resumo, trata de problemas sobre o propósito, origem da existencia e dos seres. Especulando os primeiros principios e causas do Ser.


O Plano mental se extende, como já mencionado por muitos linhas de pensamento, sendo citado e estudado também por escolas Teosóficas, Herméticas e Cabalísticas, tendo o tema citado por filosofos como: Helena Blavatsky*, Charles Leadbeater*, Annie Besant e Alice Bailey, onde desenvolveram seus sistemas baseados em tradições orientais, egípcias, hebraicas e platônicas.


Este Plano é referido como a sede da Mente, sendo definido no Glossário Teosófico como Devachan, um estado intermediario entre duas vidas terrestres, onde o Ego humano (individualidade espiritual oposta à personalidade concreta que se manifesta na Terra), entra após a morte do corpo. Equivale ao Céu para os Cristões, onde o individuo vive em um local criado por seus proprios pensamentos.


Segundo Leadbeater o plano mental é subdividido em duas regiões: o plano mental superior e o plano mental inferior.


Sua subdivisão superior é a das idéias abstratas/ pensamento, e a inferior está ligada ao mundo concreto.


É claro que, para nós não é apenas o Pensamento que influencia em nossa realidade material. O funcionamento de nossa biologia é também uns dos responsáveis pelo nosso entendimento do mundo que nos cerca. A mente pode ser totalmente talhada a perceber este Plano Mental se o corpo fisico não acompanhar em seu total funcionamento.


Precisando de sua saúde na parte energética, emocional e no ponto ligado as glandulas e demais orgãos para seu total rendimento.

O Plano Mental nos possibilita a criação de nossas idéias e a concretização dos mesmos, para os que buscam compreender. Para isto precisamos entender com funciona um pouco mais o nosso corpo físico, influenciador direto em nossa psiquê (alma, ego e mente). E estes assuntos estarão sendo citados nas demais paginas deste Blog.


**Ética, política, etc., são assuntos que não tratam de seres físicos, mas de seres não-físicos existentes apesar da sua imaterialidade.
Leadbeater, Charles W. O Plano Devachânico ou Mundo Celeste. Londres/Benares: The Theosophical Publishing Society, 1902.
Blavatsky, Helena P. Glossário Teosófico. São Paulo: Ground, sem data. pp. 138-139.